quinta-feira, 3 de junho de 2010

Quem são os SOBAS?

Oi Pessoal!

Cada dia eu conheço um pouco mais sobre a cultura angolana, e é muito bom ampliar os horizontes, compreender outras culturas, como eles pensam e agem, estabelecer relações...

"O Soba é uma autoridade regional tradicional de Angola.



O Soba Grande é quem lidera os outros Sobas na comunidade. Este tipo de hierarquia é muito tradicional, por isso muitas vezes é difícil de definir claramente os papéis e as responsabilidades de cada um, já que estão interligados pela na cultura e contexto locais.^Em determinadas regiões de Angola há um conselho de Sobas que escolhe o Soba, noutras a sucessão é realizada por linhagem em que o sobrinho, filho de uma irmã, toma o lugar do seu tio por morte deste.


O Soba toma decisões, organiza eventos especiais, desempenha o papel de juiz e age de forma a prevenir o aparecimento de problemas externos à comunidade, tais como a feitiçaria. As suas funções são a de fazer a ponte entre a comunidade e governo, informarem-se dos problemas, investigar as causas e obter soluções, tais como problemas relacionados com a morte, doença ou outros assuntos similares. É também o responsável pela segurança da comunidade e estabeleça as regras que devem ser aplicadas.


O Soba trata localmente dos problemas sociais ou tradicionais, como a feitiçaria. Se não for capaz de resolver localmente os problemas, o Soba faz um relatório para apresentar ao Soba Grande que o irá analisar e em colaboração com outros Sobas decidirá o que fazer. Sempre que à descontentamento local é o Soba que representa o povo perante a Administração Municipal, para expor os problemas e os tentar solucionar."

Um brasileiro muito querido em Angola, que realiza um trabalho de responsabilidade social maravilhoso,  foi o primeiro não angolano escolhido pra ser um SOBA...atitude inédita na cultura angolana.

É isso aí gentel!!!

Muita saudade!

Abração

Um comentário:

  1. Só querida, parece que foi ontem q vc estava aí, mal vi vc e já retornou...rsrsrrss
    É isso mesmo, gente competente, faz e acontece aqui e por todos os cantos do mundo.Estou aqui, sempre, TE SEGUINDO!Mesmo de longe, sem falar...hehehe
    Adorei saber sobre os representantes dos povos angolanos, SOBAS.Um abração

    ResponderExcluir